segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Blocos lógicos

Um dos mais importantes brinquedos na educação infantil.


São conjuntos de pequenas peças geométricas divididas em quadrados, retângulas, triângulos e círculos e tem por finalidade auxiliar na aprendizagem de crianças na educação infantil.


Podem ser confeccionadas em madeira, plástico ou cartolina com diferentes tamanhos, espessuras e cores.Podem ser adquiridas em estabelecimentos especializados em materiais pedagógicos.


Os blocos lógicos constituem se de caixas contendo 48 peças divididas em :


1- círculos, quadrados, triângulos e retângulos;


2- três cores ( amarelo, azul e vermelho);


3- dois tamanhos( grande e pequeno);4- duas espessuras ( fino e grosso).


APLICAÇÃO NAS SERIES INICIAIS




Esse material é um recurso de grande aplicabilidade com crianças de todas as idades, pois permite que a criança desenvolva as primeiras noções de operações lógicas e suas relações como correspondência e classificação, imprescindíveis na formação de conceitos de matemática.


O conhecimento físico ocorre quando a criança pega, observa e identifica os atributos de cada peça.O lógico –matemático se dá quando ela usa esses atributos sem ter o material em mãos (raciocínio abstrato ),é de vital importância no desenvolvimento cognitivo da criança, pois se não for nas séries iniciais, o aluno pode nunca aprender matemática.


Se bem articulada permite um desenvolvimento aprimorado do raciocínio lógico, edificando uma estrutura sólida para as demais aprendizagens.


Sugestões de atividades:

O professor distribui a caixa com os blocos lógicos. Orienta a criança para que explore o material, olhe, manuseie e brinque.


Em conversa informal, o professor distribui a caixa com os blocos introduz a terminologia classificativa de cada peça de acordo com cores, formas, tamanho e espessura.


O professor sugere questões para que cada peça fique no seu luga.


Cada aluno terá de pensar lá consigo:Qual a coluna que pode conter a peça que tenho na mão? E qual a fila que pode conter a mesma peça? E depois de descobrir ambas, e achar o seu cruzamento o aluno fez a intersecção de conjuntos.


Empilhando peças:


1. Blocos lógicos espalhados pelo chão e os alunos em ,circulo, um aluno pega a primeira peça e coloca no meio e depois os outros vão empilhando as peças uma por cima das outras de forma a não derrubar a torre.A moral é que os alunos vão ter que ir escolhendo as melhores peças para não deixar cair a torre.


2. Blocos lógicos espalhados pelo chão, formar conjunto das peças que não são triângulos.Esse jogo familiariza a criança com a negação, com o conjunto complementar.

Nenhum comentário: